sábado, 28 de novembro de 2009

PROJETO AFRICANIDADES

1 – JUSTIFICATIVA

A obrigatoriedade de inclusão de história e cultura Afro-Brasileira nos currículos reconhece que além de garantir vagas para os negros nos bancos escolares, é preciso valorizar devidamente a história e cultura de um povo, buscando reparar danos, que se repetem há cinco séculos, à sua identidade e seus direitos.
Dessa forma, torna-se necessário esclarecer que o termo raça é utilizado com freqüência nas relações sociais brasileiras, para informar como determinadas características físicas como cor de pele, tipo de cabelo, entre outras, podem influenciar, interferir e até mesmo determinar o destino e o lugar social dos sujeitos no interior da sociedade brasileira.

2 - OBJETIVO:

Trabalhar em nossos alunos a multicultura enfocando os legados deixados pelo negro e sua participação na constituição da raça e da cultura brasileira.

3 – PÚBLICO ALVO:

Alunos do 6º ao 3º ano do Ensino Médio, e EJA

4 – METODOLOGIA:

Na realização deste projeto serão utilizadas aulas expositivas, pesquisas, multimídias de acordo com o proposto para cada disciplina:
Ø Língua Portuguesa: Textos diversos sobre o tema com atividades de reflexão e discussão;
Ø Matemática: Situações-problemas relacionadas ao tema; estatísticas, gráficos e tabelas;
Ø Ciências Físicas e Biológicas: A influência do negro na culinária e na medicina;
Ø História: A história do negro no Brasil e sua atual condição, além da questão do racismo;
Ø Geografia: O continente africano, o Brasil, lugares onde os negros mais se destacaram;
Ø Artes: Manifestações artístico-culturais deixadas pelos negros ( músicas, danças,etc.)
Ø Ed. Física: Jogos e brincadeiras de origem negra ( capoeira, maneiro-pau, etc.)
Ø Religião : Manifestações religiosas de origem negra.

5 – AVALIAÇÃO :

A avaliação ocorrerá na medida em que o projeto aconteça, onde será observado a participação, envolvimento e integração do aluno no tema estudado, bem como sua perfomace na apresentação dos trabalhos.

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